Imagem do dia | Penitentes

Penitentes da Procissão

Imagem do dia | Penitentes

 

Ocorreu esta tarde, na Vila de Mafra, uma manifestação católica, a habitual Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco (dita dos Terceiros).

Esta procissão, que se realiza no quarto domingo da Quaresma, terá ocorrido pela primeira vez no dia 27 de março de 1740, e sai à rua com 10 andores, alusivos à história dos Franciscanos.

As 10 imagens que saem à rua nesta procissão foram executadas pelo escultor Manuel Dias e na maioria estão revestidas com as vestes e alfaias originais adquiridas naquele tempo por João Pedro Ludovice, filho do arquiteto do Real Edifício de Mafra, por ordem de D. João V.

Para além dos andores, esta procissão conta com diversos objetos religiosos, dos quais se destaca o denominado “Sol do Apocalipse”, uma peça de latão dourado, datada de 1740, da oficina de António Rodrigues Leão, ourives da prata da Casa Real. peça alvo de conservação e restauro em 2019, e a “Cruz de Penitência”, uma cruz que D. João V mandou vir de Roma em 1740 e que ainda hoje é transportada por um só homem, presumindo-se que seja a maior cruz de penitência do mundo em uso regular.

Sobre a imagem de capa

A imagem, de capa desta notícia — pertencente ao arquivo do Jornal de Mafra — representa os penitentes da procissão; são três e transportam as insígnias estipuladas: os ossos, os livros encimados com um coração e a coroa de espinhos e disciplinas. Um quadro com inegáveis conotações medievais.

 

Leia também